Curso online

introdução alimentar

© Petit à Petit 2017 by Milena Nardocci

São Paulo - SP

Curso online

introdução alimentar

E-book

VOCÊ TEM MEDO DO ENGASGO?

  • Milena Nardocci

5 benefícios da amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida



Esta postagem foi feita por uma convidada.

Escrito por Renata Vizeu. Ela é nutricionista materno-infantil e promotora de aleitamento materno.


A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o aleitamento materno é de que ele aconteça de forma exclusiva até os 6 meses de vida do bebê e complementado por alimentos até os 2 anos de vida ou mais.


Confira agora 5 benefícios da amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida.


1. FORTALECIMENTO DO VÍNCULO ENTRE MÃE E FILHO


O contato entre mãe e bebê que acontece durante a amamentação promove uma troca única de carinho e amor entre eles: o colo, os olhares, a voz, o cheiro e o aconchego são muito importantes para reforçar a segurança emocional do bebê e da mãe. Esse vínculo faz com que ambos sejam menos ansiosos e mais tranquilos.


2. PREVENÇÃO DE INFECÇÕES E ALERGIAS


O leite materno é rico em substâncias como probióticos (bactérias benéficas) e anticorpos prontinhos para defender a saúde do bebê prevenindo alergias e infecções como otite, diarreia e pneumonia.


3. PROTEÇÃO CONTRA DOENÇAS COMO OBESIDADE E DIABETES


O bebê amamentado tem seus sinais de fome e saciedade respeitados, pois ao mamar no peito ele tem o controle de quanto leite ingere para se satisfazer. Estudos também indicam que o paladar do bebê amamentado é moldado a preferir alimentos de menor concentração calórica.


4. DESENVOLVIMENTO OROFACIAL ADEQUADO


Quando o bebê é amamentado exclusivamente, não se faz necessário o uso de bicos artificiais como mamadeira e chupeta. Eles alteram a estrutura da cavidade oral da criança e causam prejuízos e alterações na fala, mastigação e respiração.


5. MELHORIA DA SAÚDE DA MÃE


Amamentar protege a mãe de doenças como o câncer de mama e auxilia na retração do útero após o parto. Além disso, mães que amamentam tendem a ser mais confiantes e menos estressadas.