- Milena
Os 5 primeiros passos para uma alimentação saudável

Você está tentando mudar os hábitos alimentares na sua casa? Aqui vão 5 passos para adquirir uma alimentação mais saudável.
PASSO 1:
Desembale menos e descasque mais!
Esse é o primeiro e mais importante passo para uma alimentação saudável. Faça dos alimentos naturais a base da sua alimentação e da alimentação das crianças.
Deixe os pacotes, saquinhos, temperos prontos, sopa enlatada, molho de tomate pronto, lasanha congelada de lado. Prefira alimentos naturais e preparações culinárias feitas em casa.
Você quer molho de tomate? Compre os tomates e faça o seu próprio molho!
Você quer purê de batata? Compre as batatas, descasque, tempere, cozinhe e amasse!
Você quer bolo de cenoura? Compre as cenouras e faça seu próprio bolo!
Mas tem diferença? Tem sim, e muita!
PASSO 2:
Dê o exemplo!
Seu filho ou filha não vai comer bem se ele não tiver boas influências dentro de casa. Crianças aprendem observando e imitando. É assim que elas aprendem a falar, a brincar e a comer.
A criança não vai comer tomate se ninguém na casa come tomate, ela não vai comer brócolis se ninguém gosta de brócolis.
Então, pára tudo! Antes de você se preocupar com a alimentação da sua criança, vamos dar um passo pra trás. Você já comeu um brócolis hoje?
PASSO 3:
A hora de comer é a hora de comer!
A hora de comer não é hora de assistir televisão, não é hora de mexer no celular e não é hora de jogar video-game.
A hora de comer é a hora de prestar atenção no alimento. É hora de sentir seu corpo dizendo: quero mais, não, não, agora já to satisfeito. É um momento de sentar na mesa de jantar (e não no sofá!), de dividir uma refeição, conversa, de contar como foi o seu dia.
É um momento de prazer, um momento da família.
PASSO 4:
Explore novas cores, sabores e texturas!
Quanto mais cores, sabores e texturas a alimentação de vocês tiverem, melhor!
As cores dos alimentos nos dão uma dica das vitaminas e minerais que os alimentos fornecem, e elas podem ser um bom guia para ter uma alimentação variada! Mas não só as cores são importantes, mas também as texturas e sabores.
Um dia é cenoura ralada, no outro é cenoura cozida. Um dia é abacate em pedacinho, no outro é creme de abacate!
PASSO 5:
Deixe a criança aprender!
Uma das coisas mais importantes para que seu filho se alimente bem e não seja uma criança restritiva é fazer da alimentação um momento de prazer, de aprender e de autonomia.
Criança aprende brincando, explorando, sentindo.
Criança feliz é criança que enfia a mão no purê e passa na cara, é criança que pega o brócolis e esmaga ele, é criança que faz seu próprio prato e aprende a comer sozinha!
E tem mais! Fale para as crianças o que elas estão comendo, não precisa esconder a abobrinha no bolo de chocolate não. Faça disso um momento de aprendizado e descobertas, desperte nas crianças a curiosidade pelos alimentos.