Curso online

introdução alimentar

E-book

VOCÊ TEM MEDO DO ENGASGO?

  • Milena Nardocci

5 sinais de que um alimento é ultraprocessado



Com tantas opções nas prateleiras de supermercado, fica difícil escolher quais opções são mais saudáveis e como ficar longe dos alimentos ultraprocessados. Um alimento ultraprocessado é uma formulação industrial ou um produto alimentar, normalmente rico em açúcar, sódio, gordura e outras substâncias "esquisitas".


Como saber se um alimento é ultraprocessado ou não? Aqui vão 5 sinais que indicam se um alimento é ultraprocessado.


1. O ALIMENTO CONTÉM MAIS QUE 5 INGREDIENTES NA LISTA


Uma lista de ingredientes longa é um primeiro sinal de que um alimento pode ser ultraprocessados. Quase sempre você vai encontrar um desses 3 ingredientes listados logo no começo da lista: sal, açúcar ou gordura.


2. É FEITO COM INGREDIENTES "ESQUISITOS" E DIFÍCEIS DE ENTENDER


Se na lista de ingredientes há nomes que você não tem ideia do que seja, esse alimento pode ser ultraprocessado. Por exemplo, glutamato monossódico, extrato de malte e gordura hidrogenada. Outro sinal é encontrar ingredientes que você nunca usaria se estivesse fazendo uma versão caseira daquele alimento, como por exemplo amido no iogurte.


3. É PRÁTICO PARA CONSUMIR E COM VALIDADE LONGA


Alimentos ultraprocessados são, na maioria das vezes, prontos para o consumo ou muito práticos para consumir, como por exemplo: lasanha congelada é só colocar no forno e está pronta. Eles também têm uma validade bem mais longa que um alimento de verdade porque neles são adicionados diversos conservantes e aditivos.


4. É HIPER SABOROSO, QUASE VICIANTE


Quem se lembra daquele slogan de salgadinho “é impossível comer um só”? Isso porque esses alimentos contêm diversos realçadores de sabor que promovem essa sensação de quase vício.


5. ELES VÊM EM EMBALAGENS ATRAENTES E SÃO PROMOVIDOS PELO MARKETING


Frutas e verduras não são vendidas em embalagens atraentes como as dos alimentos ultraprocessados. A embalagem desses alimentos é todo brilhante, cheia de frescura. Na maioria das vezes, tem uma ilustração que chama atenção ou slogans do tipo “rico em fibras” ou “sem açúcar". Alimentos ultraprocessados são promovidos pelo marketing de alimentos. Têm propaganda na tv, na revista, no ponto de ônibus, na internet e por aí vai...

Curso online

introdução alimentar

© Petit à Petit 2017 by Milena Nardocci

São Paulo - SP