Curso online

introdução alimentar

© Petit à Petit 2017 by Milena Nardocci

São Paulo - SP

Curso online

introdução alimentar

E-book

VOCÊ TEM MEDO DO ENGASGO?

  • Milena Nardocci

Amassar ou não amassar? Eis a questão

Atualizado: 11 de Dez de 2018




Devo amassar a comida do bebê? Ou devo dar em pedaços no estilo BLW?


Atualmente, o guia alimentar brasileiro para crianças menores de 2 anos recomenda que os alimentos devem ser amassados com o garfo e oferecidos com a ajuda de uma colher nos primeiros meses de introdução alimentar. A consistência deve evoluir aos poucos para que aos 10 meses a criança esteja comendo a mesma comida da família. O guia recomenda também não misturar os alimentos, mas oferecê-los separados para que a criança conheça o sabor de cada alimento separadamente.

Obs. O nosso guia para crianças foi publicado há mais de 5 anos atrás.


Mas e o BLW?

O BLW começou a ganhar mais repercussão no último ano e tem se mostrado como uma bela alternativa para fazer a introdução alimentar. Ele consiste em oferecer alimentos na forma que eles são, sem amassar, em pedaços grandes para a criança consiga comer com as mãos. Mas BLW É MAIS que só comer com as mãos. A criança começa comendo com as mãos porque é a forma que ela consegue comer sozinha. Ela tem autonomia, é estimulada a reconhecer seus sinais de fome e saciedade e come junto com toda a família.


O nosso guia está em processo de reformulação e na versão preliminar ele não exclui oferecer alimentos amassados, mas também estimula a oferecer alimentos em pedaços para a criança comer sozinha e brincar!


Mas então o que fazer? Faça o que funciona melhor para você e sua família! Não tem regras! O importante é oferecer uma alimentação saudável e diversificada, baseada em alimentos naturais.