- Milena
Escolhi dar comidinha com a colher, como preparar?

Você escolheu começar a introdução alimentar pelo método tradicional, isto é, alimentos pastosos oferecidos com a colher?
Aqui eu dou algumas orientações de como preparar a comidinha do bebê.
FRUTAS
No Brasil, a introdução alimentar é culturalmente iniciada pelas frutas. Porém, é somente uma tradição, você pode começar a introdução pelo alimento de sua preferência.
Em alguns países, como no Canadá, acredita-se que iniciar a introdução alimentar pelas frutas (que são alimentos mais doces) pode diminuir a aceitação do bebê por alimentos menos doces, como as verduras e legumes.
COMIDINHA
A comidinha do bebê deve conter legumes, verduras, grãos (arroz, quinoa e cuscuz) ou feculentos (como a batata e mandioquinha) e carnes cozidas ou ovos. Para as famílias vegetarianas ou veganas, a carne não precisa ser adicionada, porém é importante fazer acompanhamento com um profissional de saúde.
Você deve oferecer os alimentos separados no prato. Por exemplo, você pode cozinhar arroz, feijão, carne de panela e abobrinha separados. Depois, basta amassá-los com o garfo e oferecer um alimento de cada vez.
A papa com diversos alimentos misturados não é mais recomendado, pois o bebê não consegue identificar os sabores dos alimentos separadamente.
Aqui eu listo algumas orientações para a preparação da comidinha do bebê.
1. ATENÇÃO COM A HIGIENE
Mantenha a cozinha sempre limpa, lave bem as mãos e os alimentos antes de prepará-los.
2. A CONSISTÊNCIA DOS ALIMENTOS DEVE SER PASTOSA.
A consistência deve ser pastosa e nunca líquida.
As frutas podem ser amassadas com um garfo (no caso de frutas como a banana, o mamão, o abacate) ou raspadas com uma colher (como a maçã e a pêra que são frutas mais duras).
As comidinhas devem ser cozidas e depois amassadas com o garfo também.
Não é adequado bater a comida no liquidificador, processador de alimentos ou passar na peneira.
3. EVITE ADICIONAR SAL DURANTE O PREPARO
Para evitar salgar demais a comidinha do bebê, não adicione sal durante o preparo.
No começo da introdução alimentar, você pode oferecer os alimentos sem sal para a criança conhecer o sabor natural dos alimentos.
Se preferir, você pode acrescentar uma pitadinha de sal no prato do bebê quando a comida já estiver pronta.
Neste momento, adicione também um fio de azeite ou óleo, sempre intercalando os tipos. Exemplos são: azeite, óleo de canela, óleo de girassol, etc.
Na hora da preparação, você pode adicionar outros temperos naturais, como ervas frescas ou desidratadas, cebola, alho, entre outros.
4. EVOLUA A CONSISTÊNCIA DOS ALIMENTOS
A ideia é começar com alimentos amassados com o garfo e ir progredindo a consistência. Quando o seu bebê chegar aos 10 meses de idade, ele já deve estar comendo a mesma comida da família.
5. OFEREÇA OUTRAS CONSISTÊNCIAS TAMBÉM
Mesmo que você tenha optado por começar a introdução alimentar do seu bebê oferecendo alimentos pastosos, ofereça também sempre que tiver oportunidade alimentos em pedaços para o seu bebê se familiarizar com outras consistências e brincar com os alimentos.