Curso online

introdução alimentar

E-book

VOCÊ TEM MEDO DO ENGASGO?

  • Milena

O que são alimentos orgânicos?



O Brasil é o maior produtor de agrotóxicos do mundo e um dos maiores consumidores dessas substâncias.


Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), os agrotóxicos “estão presentes, irregularmente, em 30% dos nossos alimentos, e não estão apenas na salada, mas também nos grãos, frutas, carnes e até em alimentos industrializados”.


Estima-se que aproximadamente 70% dos alimentos que o brasileiro consome vêm da agricultura familiar, e cada vez mais esses pequenos produtores têm se interessado pela produção de alimentos orgânicos, isto é, sem o uso de agrotóxicos.


O que são alimentos orgânicos?


Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem o uso de agrotóxicos (veneno) e fertilizantes químicos, por um sistema de produção que procura utilizar recursos naturais, como água e solo, de forma equilibrada e sustentável. Na produção de orgânicos também não é permitido o uso de organismos geneticamente modificados, chamados de transgênicos.


É possível produzir alimentos sem agrotóxicos?


É um mito pensar que é essencial o uso de agrotóxicos para produzir alimentos. Não só é possível produzir alimentos orgânicos como também é a melhor alternativa para a nossa saúde e o meio ambiente.


Quais os benefícios de consumir alimentos orgânicos?


Alimentos orgânicos são mais saudáveis, pois não são contaminados com substâncias tóxicas associadas a diversos problemas crônicos de saúde, incluindo alguns tipos de câncer.


Além disso, você contribui para a preservação do meio ambiente, já que os alimentos orgânicos são produzidos de forma sustentável e sem contaminação do solo e água por agrotóxicos.


Quando consumimos orgânicos, estamos também contribuindo para a conservação da biodiversidade de alimentos e da conservação da cultura alimentar local, além de incentivar o pequeno agricultor.


Onde comprar alimentos orgânicos?


Alimentos orgânicos podem ser encontrados em supermercados, porém os preços costumam ser bem mais altos que alimentos produzidos com agrotóxicos. Por isso, uma boa alternativa é comprar diretamente do produtor em feiras de alimentos orgânicos, onde os preços são muito mais acessíveis e você ainda incentiva a agricultura familiar.


Quais alimentos priorizar?


Quando não for possível consumir somente alimentos orgânicos, priorize frutas e legumes que possuem casca fina, principalmente na alimentação de bebês e crianças. Alguns exemplos são morango, pimentão, pepino, alface e cenoura. Por possuírem casca fina, os agrotóxicos penetram nesses alimentos, aumentando os níveis dessas substâncias.


Curso online

introdução alimentar

© Petit à Petit 2017 by Milena Nardocci

São Paulo - SP