Curso online

introdução alimentar

E-book

VOCÊ TEM MEDO DO ENGASGO?

  • Milena Nardocci

Posso dar mingau para o bebê?



O mingau “convencional” feito com leite de vaca não pode ser oferecido para crianças menores de 1 ano de idade. Estudos mostram que introduzir o leite de vaca antes de 1 ano na alimentação dos bebês está associado ao risco aumentado de reações alérgicas.


Porém, eu sei que rola aquela vontade de oferecer mingau antes de 1 ano. Com isso, algumas dúvidas sempre surgem que tentarei esclarecer a seguir.


Posso fazer mingau com fórmula infantil ou leite materno?


Idealmente, não. Isso porque tanto a fórmula infantil quanto o leite materno não são resistentes ao calor, isto é, não podem ser aquecidos diretamente no fogo.


Por isso, quando queremos descongelar leite materno, devemos descer para a geladeira na noite anterior ou descongelar no banho-maria. Assim, garantimos que a composição e propriedades do leite materno não sejam modificadas.


A fórmula infantil é a mesma coisa. Ela não foi formulada para ser resistente a altas temperaturas. Por isso, nunca substitua o leite de vaca em receitas por fórmula.


Ah, mas eu quero muito fazer um mingau! Posso fazer o mingau com água e adicionar o pó da fórmula depois? Pode...


Posso fazer mingau usando leite vegetal?


Sim, essa é uma alternativa para fazer mingau para menores de 1 ano. Mas atenção! Prefira utilizar versões naturais ou caseiras de leite vegetal. Se for utilizar leite vegetal industrializado, de olho na lista de ingredientes: ele não teve conter açúcar adicionado.


O açúcar deve ser evitado durante pelo menos os dois primeiros anos de vida do bebê.


Os leites vegetais de oleaginosas (como amêndoa e castanha de caju) são uma maneira segura de dessensibilizar bebês no período de introdução alimentar, prevenindo as chances de alergias no futuro. Evite oferecer castanhas inteiras nesse período, pois elas podem causar engasgos (elas são duras e de formato arredondado)!


Para saber mais sobre como prevenir engasgos, baixe meu e-book grátis!


Posso fazer mingau só com água ou fruta?


Sim, outra alternativa é fazer o mingau só com água ou usar uma fruta de base. Como eu sei que vocês vão perguntar, separei algumas receitas aqui embaixo para vocês adaptadas para bebês menores de 1 ano (minha sugestão de indicação: a partir dos 8 meses). Mas antes, só queria deixar claro que não tem necessidade nenhuma de oferecer mingau nessa fase. Prefira sempre ofertar frutas in natura nas refeições intermediárias.


Receitas de mingau para bebês menores de 1 ano


Receita 1


Ingredientes:

1 xícara de água filtrada

1/2 xícara de aveia em flocos

1 pitada de canela

Frutas de sua preferência picadas ou amassadas


Instruções:

Coloque a água e a aveia em uma panela. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, por 5 minutos ou até dar o ponto de mingau. Desligue o fogo e adicione a canela. Adicione as frutas picadas por cima antes de servir.


Receita 2


Ingredientes:

3/4 xícara de leite vegetal de sua preferência sem adição de açúcar

2 colheres de sopa de farelo de aveia  

1 colher de sopa de quinoa em flocos

1 banana amassada


Instruções:

Coloque o leite vegetal, a aveia e a quinoa em uma panela. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, por 5 minutos ou até dar o ponto de mingau. Desligue o fogo e adicione a banana amassada. Misture bem antes de servir.


Receita 3


Ingredientes:

3/4 xícara de leite vegetal de sua preferência sem adição de açúcar

1/2 colher de sopa de amido de milho

1 colher de sopa de aveia em flocos

1 colher de chá de cacau em pó

1/2 colher de sopa de coco ralado natural

Frutas de sua preferência picadas ou amassadas


Instruções:

Coloque o leite vegetal, o amido de milho, a aveia e o cacau em uma panela. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, por 5 minutos ou até dar o ponto de mingau. Adicione o coco ralado e as frutas picadas por cima antes de servir.


Receita 4


Ingredientes:

1/3 xícara de água filtrada (aproximadamente 90 ml)

1 maçã ralada

1 colher de sopa de aveia em flocos


Instruções:

Coloque a água, a maçã ralada e a aveia em flocos em uma panela. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, por 5 minutos ou até dar o ponto de mingau.

Opcional: desligue o fogo e adicione fórmula infantil (quantidade seguindo orientações do fabricante), misture bem até incorporar no mingau.


Curso online

introdução alimentar

© Petit à Petit 2017 by Milena Nardocci

São Paulo - SP