Curso online

introdução alimentar

E-book

VOCÊ TEM MEDO DO ENGASGO?

  • Milena

Quando a criança pode comer doces?



Os doces e o açúcar em geral devem ser evitados na alimentação das crianças durante pelo menos os dois primeiros anos de vida. Mas sempre fica aquela pergunta: afinal, quando posso dar doce para as crianças? Existe uma fase em que comer doces já não apresenta problemas?


Não existe uma recomendação exata de quando é o tempo ideal para dar doces para as crianças. O que recomenda-se é: o mais tarde possível. Isso porque o açúcar não é essencial para o desenvolvimento das crianças e não acrescenta nenhuma vantagem nutricional, o seu consumo é mais uma questão cultural e social.


Sabe-se que as crianças já nascem com uma preferência pelo sabor doce, e que evitar esse sabor nos primeiros anos de vida ajuda no desenvolvimento de preferências alimentares mais saudáveis. É claro que vai chegar um momento em que vai ser impossível evitar de oferecer doces às crianças. Geralmente, é quando as crianças começam a ir à escola e frequentar outros ambientes que não podemos mais controlar tudo em volta delas.


Quando esse momento chegar, só comece a dar doce para as crianças quando elas começarem a entender o que é isso e realmente começarem a pedir.

Nesse momento, você pode negociar com a criança a frequência de consumo: de finais de semana ou uma vez a cada 15 dias, por exemplo.


Evite usar doces como uma forma de recompensa ou uma maneira de fazer chantagem.


Lembrando que quando falamos de açúcar, não estamos falando somente dos doces, mas também de todos os produtos ultraprocessados que contêm grande quantidades “escondidas” de açúcar, como iogurtes, néctar de caixinha, entre outros.

Curso online

introdução alimentar

© Petit à Petit 2017 by Milena Nardocci

São Paulo - SP