Curso online

introdução alimentar

© Petit à Petit 2017 by Milena Nardocci

São Paulo - SP

Curso online

introdução alimentar

E-book

VOCÊ TEM MEDO DO ENGASGO?

  • Milena Nardocci

Quando começar a introdução alimentar?



Quando o bebê começa a crescer, o leite sozinho já não consegue suprir todas as necessidades nutricionais do bebê e é preciso começar a oferecer novos alimentos.


Antigamente, recomendava-se começar a introdução alimentar a partir dos 4 meses para crianças que não estavam sendo amamentadas e a partir dos 6 meses para crianças em aleitamento materno. Porém, as recomendações mudaram e hoje recomenda-se que todos os bebês comecem a introdução alimentar por volta dos 6 meses de idade.


Por volta? Sim, porque cada criança se desenvolve em um ritmo. Algumas estão prontas para começar exatamente aos 6 meses e outras um pouquinho depois. Por isso, é muito importante fazer acompanhamento com um profissional de saúde.


"É verdade que se eu começar a introdução alimentar antes dos 6 meses, o bebê vai aprender mais rápido?"

Não. Introduzir alimentos muito antes dos 6 meses não trás nenhum benefício para os bebês. O corpo deles ainda não está pronto para receber alimentos.


E começar depois dos 6 meses?

Começar a oferecer alimentos muito depois dos 6 meses pode prejudicar a aceitação dos alimentos pelo bebê.


Quanto mais velho o bebê fica, mais seletivo ele pode ficar. Isso quer dizer que ele pode ter mais dificuldade em aceitar novos alimentos, sabores e texturas. Afinal, ele vai ter passado tempo demais só tomando leite.


Uma introdução alimentar adequada pode ser crucial para que o bebê se torne uma criança com hábitos alimentares saudáveis.