Curso online

introdução alimentar

© Petit à Petit 2017 by Milena Nardocci

São Paulo - SP

Curso online

introdução alimentar

E-book

VOCÊ TEM MEDO DO ENGASGO?

  • Milena Nardocci

Quantas refeições oferecer na introdução alimentar?

Atualizado: 4 de Jan de 2019




Uma dúvida muito frequente no período de começar a oferecer alimentos aos bebês é: quantas refeições oferecer? A verdade é que não tem uma regra, isso vai depender de cada bebê, do interesse dele pela comida e também da rotina da família. Quanto mais você expor o bebê aos alimentos, mais rápido ele vai aprender a comer!


O Guia Alimentar Brasileiro para crianças menores de 2 anos recomenda começar a introdução alimentar com três refeições por dia, sendo uma refeição principal e duas refeições intermediárias. Por exemplo, nas primeiras semanas, ofereça almoço ou jantar e dois lanches intermediários.


A partir dos 7 meses, pode ser oferecido quatro refeições por dia, sendo duas refeições principais (almoço e jantar) e duas refeições intermediárias (como lanchinho da manhã e da tarde).


ALGUMAS OBSERVAÇÕES


1. Não precisa ter horários fixos para as refeição, adeque os horários de acordo com a rotina do bebê.

2. O leite continua sendo a principal fonte de energia no primeiro ano de vida do bebê, mesmo depois do início da introdução alimentar.

3. Você não precisa começar a introdução alimentar pelas frutas, comece pelo alimento que você preferir.

4. Controle sua ansiedade, é normal o bebê comer de uma a duas colheres de sopa nas primeiras refeição (ou até mesmo menos).

5. Ofereça somente alimentos naturais para os bebês nessa fase!