Curso online

introdução alimentar

© Petit à Petit 2017 by Milena Nardocci

São Paulo - SP

Curso online

introdução alimentar

E-book

VOCÊ TEM MEDO DO ENGASGO?

  • Milena Nardocci

Todos os bebês podem fazer BLW?



O início da introdução alimentar é um momento de grandes mudanças e descobertas tanto para as crianças como para os familiares. Na hora de escolher como começar a introdução alimentar, é preciso avaliar qual o método mais adequado para cada bebê e família.


No geral, bebês com 6 meses de idade ou mais podem ser incentivados a explorar a comida com as mãos e se alimentarem sozinhos pelo método BLW. Porém, para o método BLW acontecer, o bebê precisa ter atingido um certo nível de desenvolvimento para ele conseguir comer sozinho. Por isso, o método BLW pode não ser adequado para todos os bebês.


Bebês muito prematuros ou bebês com alguma condição física ou atraso de desenvolvimento devem ser avaliados individualmente. Por exemplo, bebês com subdesenvolvimento da musculatura, deformidades na região da boca, mãos ou braços podem talvez se dar melhor com o método de introdução alimentar tradicional onde alimentos papas são oferecidos com a colher.


Uma alternativa pode ser de combinar os dois métodos de introdução alimentar, oferecendo alimentos com a colher e em pedaços para a criança brincar e melhorar habilidades motoras e de coordenação.


Cada bebê é único, por isso, faça sempre acompanhamento com um profissional de saúde.


Fonte: Livro Baby-Led Weaning, Rapley & Murket, 2010.